15 setembro 2010

I Governo Constitucional





Tomada de posse do 1º Governo Constitucional, do qual Manuel da Costa Braz fez parte como Ministro da Administração Interna.








O 1º Governo Constitucional tomou posse a 23 de Julho de 1976, sendo constituído pelo Partido Socialista com base nos resultados das eleições de 25 de Abril de 1976. Terminou o seu mandato a 23 de Janeiro de 1978.

Na  1ª fila, Firmino Miguel, Henrique de Barros, Mário Soares, Jorge Campinos e Sousa Gomes. 2ª fila, Mário Sottomayor Cardia, Almeida Santos, Mota Pinto, Nobre da Costa, Medeiros Ferreira, António Barreto, Manuel da Costa Braz, Medina Carreira,  Almeida Pina, Eduardo Pereira, Maldonado Gonelha, Rui Vilar, Manuel Alegre, Armando Bacelar e Santos Pais.








1º Governo Constitucional à saída da residência do Primeiro Ministro.









Constituição do I Governo Constitucional.









Apresentação do I Governo Constitucional na Assembleia da República .











Apresentação do I Governo Constitucional na Assembleia da República.







Apresentação do I Governo Constitucional na Assembleia da República.









Apresentação do I Governo Constitucional na Assembleia da República.


Fonte - Edição de 6 a 12 de Agosto de 1976  do semanário "OJornal"












Durante a discussão na Assembleia da República do Orçamento e do Plano do I Governo Constitucional, Mário Soares, Manuel da Costa Brás, Henrique de Barros, Manuela Silva e António Barreto, acertam estratégia governamental.





Fonte - Edição de 31 de Dezembro a 6 de Janeiro de 1977  do semanário "O Jornal". 







2 comentários:

  1. Quem é que está na 2.ª fila ao centro, atrás de Mário Soares, entre Medina Carreira e Eduardo Pereira?

    Na 2.ª fila, entre Emílio Rui Vilar e Manuel Alegre, está Antero Monteiro Diniz, subsecretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

    Faltam nesta foto os ministros da Agricultura (António Lopes Cardoso), da Indústria (Walter Rosa) e do Trabalho (Francisco Marcelo Curto).

    ResponderEliminar
  2. Esta foto, afinal, foi feita na remodelação do I Governo Constitucional, em 25 de Março de 1977. O min. da Agricultura aqui é Barreto, o da Indústria é Nobre da Costa e o do Trabalho é Gonelha. O personagem central atrás de Soares é João Almeida Pina, ministro das Obras Públicas. Resta identificar o último da direita, que não era ministro, pois os ministros já estão todos aí. Parece o António Campos, sec de Estado do Fomento Agrário.

    ResponderEliminar