Visita "oficial" a Madrid !







Em Setembro de 1977 tinha lugar em Lisboa a reunião extraordinária do Conselho da Europa que refiro algures.
Diligenciei – e tive êxito – que a Espanha estivesse ali representada como observadora (ainda não integrava o Conselho da Europa), o que aconteceu pelo seu ministro do Interior, Rodolfo Martin Villa.
Aconteceu que em 1976, na paragem em Madrid a caminho de Atenas para a primeira reunião a que assisti, com o mesmo estatuto ainda, encontrei à minha espera no hotel uma pasta com a biografia de Martin Villa zelosamente preparada pela nossa Embaixada, útil para os contactos que teriam lugar no jantar para que estava convidado e em que ele era o anfitrião. O facto de termos a mesma idade (ele mais velho um mês), sermos filhos de ferroviário, termos um casal de filhos e idênticas responsabilidades públicas levou a que estabelecêssemos uma grande empatia que muito me agradou e teve manifesta relevância no desempenho das nossas funções e no relacionamento entre os dois Governos e Estados.
Aquando da reunião em Lisboa, Martin Villa convidou-me para uma visita oficial a Madrid. Tal não se verificou por ter cessado funções em Janeiro de 1978. É assim que vem a surgir o seu convite, de que se dá nota, para uma mesma visita embora particular. Só que não foi bem assim: teve para comigo deferências que não esqueço e são pouco comuns – como forçar-me a acompanhá-lo na passagem em revista de uma formatura de juramento de bandeira da Polícia - , promover um encontro informal com o então Presidente do Governo de Espanha, Adolfo Suarez (que veio a ser detentor de duas grandes condecorações portuguesas) em passeio por Toledo ou a ser o convidado especial de uma recepção dada pelo Ministério em que me fez entrega da honrosa Grã Cruz de Isabel a Católica cuja concessão eu desconhecia por completo.
Muitíssimo agradáveis foram os momentos de alegre convívio em sua casa, com os miúdos às cavalitas, os passeios nas redondezas ou o almoço em Segóvia de leitão assado e partido por mestre Cândido …com um prato que se mantinha inteiro e grande cerimonial.

Sabe bem recordar.


Manuel da Costa Braz